161 ANOS DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

10 de Agosto, 2020 0 Por Rev. Marcos Antonio Benetti

A mais antiga denominação reformada do país, completa este mês 161 anos de história. Para celebrar a ocasião, separamos alguns fatos e informações sobre a IPB. #OrigemIPBOriundos da Reforma Protestante do século 16 e de seus desdobramentos na Escócia, Irlanda e América do Norte, os presbiterianos foram a primeira manifestação do protestantismo no Brasil. O missionário norte-americano Ashbel Green Simonton (1833-1867) aportou dia 12 de agosto de 1859 no Rio de Janeiro. #QuemSomosIPBSegundo sua Constituição (Art.1), “A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de Igrejas locais, que adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamento e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve; rege-se pela presente Constituição; é pessoa jurídica, de acordo com as leis do Brasil, sempre representada civilmente pela sua Comissão Executiva e exerce o seu governo por meio de Concílios e indivíduos, regularmente instalados”.#EvangelizaçãoIPB Fiel à sua tradição, à Escritura e a sua missão, a IPB conta com várias frentes de evangelização, como a Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação (APECOM); a Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT); a Junta de Missões Nacionais (JMN); o Plano Missionário Cooperativo (PMC); a Missão Evangélica Caiuá e Luz para o Caminho. #EducaçãoIPBA IPB é a principal mantenedora do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), que hoje, além dos diversos campi da Universidade Presbiteriana Mackenzie, conta ainda com os Colégios Presbiterianos Mackenzie, as faculdades em Brasília e Rio de Janeiro, o Colégio Instituto Cristão de Castro e a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. O IPM agora também mantém o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (também no Paraná), além de ser parceiro do Hospital Sr. e Sra. Goldsby King, em Dourados. Ao todo, são mais de 50 mil alunos alcançados.

Outras escolas e colégios presbiterianos de alto nível espalhados pelo país testemunham a mesma visão educacional da IPB e a missão de educar o ser humano criado à imagem de Deus, para o exercício consciente e crítico da cidadania e da dignidade, preparando-o para a vida por meio do ensino e das atividades científicas, culturais, esportivas, sociais, éticas e espirituais, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento e da sociedade.#AçãoSocialIPB Sempre envolvida com obras sociais, a IPB possui um Conselho de Ação Social responsável por despertar os presbiterianos em direção ao cumprimento de sua responsabilidade. Já são mais de 500 entidades operantes e eficientes; mais de 1000 projetos nas áreas de: Combate à pobreza; Políticas Sociais — Direitos humanos e Ambientalismo; Gestão social — Planejamento; Capacitação; Assessoria; Recursos Humanos e “Fund-raising“ (captação de recursos). Inúmeros programas nas áreas de Atenção à Educação e Saúde; Complementação de Renda; Geração de Empregos; Erradicação do trabalho Infantil, etc. Obras e Ações em todos os Estados do Brasil.

Além de campanhas emergenciais, mutirões e clínicas de curta duração. #IPBNaPandemia A denominação precisou se adaptar e usar melhor as mídias digitais e a tecnologia para continuar, mesmo à distância, unida como igreja de Cristo. Lives oficiais, Conferências Online, EBFs e até mesmo um festival de música mostram a IPB em ação em meio à quarentena. Os resultados têm sido impressionantes.#SaibaMaisIPB O jornal Brasil Presbiteriano, em parceria com a Rádio IPB, preparou a série de reportagens “Histórias da nossa história”, revelando mais curiosidades e informações sobre a denominação. A estreia acontece no dia 12 de agosto de 2020, na Rádio IPB.

Gabriela Cesário é jornalista do Brasil Presbiteriano